Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

NOTÍCIAS

PROGRAMA “VIDA ATIVA” DO MUNICIPIO DE VALENÇA

PROGRAMA “VIDA ATIVA” DO MUNICIPIO DE VALENÇA Na freguesia de Ganfei a aula do programa “Vida Ativa” será lecionada na sede da junta e o horário disponível pelo professor será às sextas feiras, das 09h30 às 10h30 (novo horário apartir do mês de novembro); Mais informações na Junta da Freguesia! O “Vida Ativa” é um programa da Câmara Municipal de Valença que tem por objetivo geral promover e melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. “Reduzir e diminuir a incapacidade causada pelo envelhecimento é uma medida essencial de saúde pública e a atividade física pode desempenhar um importante papel nesse sentido.” A população-alvo para este projeto são todos os habitantes residentes no concelho de Valença com mais de sessenta anos de idade (inclusive). As aulas serão realizadas em grupos constituídos no mínimo por 5 pessoas e até um máximo de 25 pessoas. O programa “Vida Ativa” vai de encontro às necessidades da população-alvo, atingindo os principais objetivos a que se propôs não só do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da saúde. A implementação do programa “Vida Ativa” contribui para alcançar diversos objetivos considerados prioritários no eixo de intervenção com a população deste grupo etário. Além dos objetivos específicos consequentes dos benefícios da prática de atividade física, este programa permitirá a diminuição do isolamento/inatividade dos idosos através da interação social. Para além destas vantagens, a atividade física é hoje entendida como uma tarefa prioritária no desenvolvimento de competências que permitam ao idoso realizar as suas tarefas básicas diárias independentemente do auxílio de terceiros. Assim, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular, controlada e orientada, torna-se determinante neste grupo etário (maiores de 60 anos). 𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥: Aumentar a interação social; Diminuir o isolamento; Aumentar os níveis de independência e autonomia; Ocupar os tempos livres; Promover o bem-estar. 𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 Prevenir doenças associadas a perdas cognitivas; Prevenção/Diminuição de estados depressivos; Aumentar o bem-estar psicológico; Aumentar a aptidão cardio-vascular; Aumentar os níveis de força e resistência; Manter/Atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio. 𝐈𝐍𝐒𝐂𝐑𝐈𝐂̧𝐎̃𝐄𝐒: Os idosos interessados em participar no programa deverão efetuar as suas inscrições na sede de Junta de Freguesia da sua área de residência. Não há a necessidade de apresentação de atestado médico declarando a robustez física indispensável para a prática desportiva de atividade física. Nesta caso, irá ser adoptado o preceituado na Lei 5/2007, de 16 Janeiro, art.º 40, n.º 2, segundo o qual constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicação para a prática de atividade física. O programa tem início no dia 3 de outubro e dura até 30 de junho 2023 

Prime a tecla Enter para publicares.

AVISO/COMUNICADO:

Comunica-se o prolongamento de entrada em vigor da obrigatoriedade da formação COTS para conduzir tratores agrícolas na via pública para Agosto de 2023

𝐓𝐄𝐌 𝐔𝐌𝐀 𝐂𝐀𝐒𝐀 𝐃𝐄𝐕𝐎𝐋𝐔𝐓𝐀, 𝐌𝐀𝐒 𝐇𝐀𝐁𝐈𝐓𝐀́𝐕𝐄𝐋? 𝐄𝐒𝐓𝐀 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐄́ 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐒𝐈!

𝐕𝐀𝐋𝐄𝐍𝐂̧𝐀 𝐐𝐔𝐄𝐑 𝐑𝐄𝐂𝐔𝐏𝐄𝐑𝐀𝐑 𝐄 𝐑𝐄𝐅𝐎𝐑𝐂̧𝐀𝐑 𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐐𝐔𝐄 𝐇𝐀𝐁𝐈𝐓𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋

O Município de Valença está a realizar um inventário da oferta habitacional existente no concelho, que esteja devoluta e suscetível de integrar o programa 1º Direito.

Esta consulta pública, nesta fase de inventário, pretende motivar os proprietários a formularem intenções de disponibilidade / venda, junto da Câmara Municipal de Valença, até 30 de junho.

Em https://cm-valenca.pt/parque-habitacional ou diretamente nos Serviços Municipais podem obter o formulário próprio e todas as informações necessárias. Os formulários deverão ser enviados para gadm@cm-valenca.pt

Esta consulta quer saber da disponibilidade existente no mercado local de apartamentos ou casas já edificadas, que reúnam condições de habitabilidade adequadas, independentemente de se encontrarem prontas a habitar ou careçam da realização prévia de obras de reabilitação.

É intenção da Câmara Municipal de Valença avançar para a aquisição, recuperação e colocação no mercado de arrendamento, a preços acessíveis, de vários imóveis.

A implementação desta medida decorrerá da candidatura que a autarquia pretende formular junto da linha de financiamento da componente de empréstimos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que foi lançado na vertente da habitação.

“Corrida Para a Vida”

𝐂𝐨𝐫𝐫𝐞𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐕𝐢𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐋𝐢𝐠𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨 𝐂𝐚𝐧𝐜𝐫𝐨!

Back to top